Neologismo
Neologismo é o processo de criar palavras ou expressões novas. Pode ser também a atribuição de um novo significado a uma palavra já existente.
Alguns exemplos de neologismo são clicar, escanear, deletar, skate.
Os neologismos surgem a medida em que precisamos nos expressar e, às vezes, não há uma palavra ideal para indicar algo novo. Os principais fatores da criação de neologismos são o avanço tecnológico, modismos… e eles podem ser criados a partir de palavras da própria língua ou a partir de palavras estrangeiras.
Os neologismos são criados por diversos tipos de processos de formação de palavras na língua portuguesa. Com o uso frequente, os neologismos são reconhecidos e agrwgados aos dicionários da língua.
Vamos conhecer alguns tipos de neologismos existentes.
Neologismo semântico: indica uma palavra que já existe no léxico da língua, mas adquire um novo significado. Por exemplo, babado (fofoca), gato (ligação elétrica clandestina) ou papelão (vexame).
Neologismo lexical: ocorre quando surge uma palavra nova, criada a partir de um conceito novo. Por exemplo, deletar (apagar), abobado (bobo).
Neologismo sintático: construção sintática que adquire um sentido específico. Alguns exemplos são dar a volta por cima (superar), deu bolo (não compareceu).
Neologismo científico: acontece quando uma palavra é criada para nomear novos equipamentos, invenções ou descobertas.
Neologismo literário: indica uma palavra criada por escritores ou compositores.
O que é?
Léxico: reunião dos vocábulos de uma língua; reunião de todas as palavras que existem em uma língua.
Comentários
Postar um comentário