ASTROMINAS: curso de ciências para garotas criado pela USP





Já se imaginou sendo uma física, astrônoma ou neurocientista?
Além de se imaginar atuando nessas áreas, já pensou em poder ter a oportunidade de, durante cinco semanas, ser apadrinhada por várias cientistas brasileiras?
O projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP abriu esse mês inscrições para meninas de todo o Brasil, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, participarem do evento que começará em junho.
Por causa do isolamento social recomendado pela OMS para conter o contágio pelo covid-19, a realização da primeira edição do Astrominas será totalmente online. Dessa forma será possível alcançar meninas de todas as regiões do país. 
As alunas participarão de aulas de Astronomia, Matemática, Física, Astrobiologia e Geociência, de segunda a sexta, de modo totalmente virtual. Além disso haverão atividades diárias e experimentos, murais, palestras e debates sobre a vida acadêmica feminina.
O objetivo principal do evento é incentivar meninas a sonharem e investirem em carreiras científicas, diminuindo a segregação de gênero que há em determinadas áreas do conhecimento. Haverá conversas com cientistas convidadas e as alunas serão orientadas por fadas madrinhas, cientistas que irão compartilhar suas trajetórias mostrando que as ciências são áreas totalmente possíveis para serem dominadas por meninas!
As atividades serão de 01/06 a 03/07 e é importante que as candidatas tenham acesso a um dispositivo com internet para assistir aos vídeos e participar de grupos de discussão online.
As inscrições iniciaram dia 04 de maio e vão até o dia 20 do mesmo mês. São 400 vagas, sendo 20% destinadas a cotas para pretos, pardos e indígenas, 40% para estudantes de escolas públicas e 40% para estudantes de escolas particulares. O resultado será através de sorteio e você pode se inscrever clicando aqui


Siga-nos no Instagram: @poucomisterio


 


Comentários

Postagens mais visitadas