Organizando as ideias para a redação
Muitos alunos, apesar de conhecerem bem a estrutura de um texto dissertativo, sentem muita dificuldade na hora de organizar suas ideias e preparar seu texto. Por isso, hoje separei algumas dicas basilares para que você consiga iniciar seu texto de maneira mais organizada, leve e conseguindo manter a coesão e coerência.
1) Leia atentamente os textos norteadores
Algo que faz muita diferença na hora de escrever um bom texto é conhecer o tema, porém nem sempre a proposta de redação irá contemplar um assunto que você já domine Por isso a dica óbvia, porém necessária: leia com toda a etenção possível os textos norteadores, grifando sempre as informações e dados mais relevantes. Se possível, tente ler mais de uma vez, usando o espaço do rascunho para fazer suas primeiras associações do tema com conhecimentos que você já possui, anotando palavras-chave.
Anote tudo o que vier a sua cabeça nesse primeiro momento, para posteriormente pinçar os argumentos mais relevantes para seu texto.
2) Selecione os argumentos
De todas as informações iniciais que você anotou, selecione três ideias. A depender do tema, tente não escolher ideias de argumentação muito óbvias, busque enriquecer seu texto e diferenciá-lo dos demais usando argumentos inovadores.
3) Liste pontos relevantes a partir de suas ideias
Após escolher suas três ideias, liste palavras chave sobre cada ponto selecionado, dos quais seus argumentos podem partir.
Por exemplo, em um tema que contemple crise financeira, você pode citar o desemprego. A partir dessa ideia, você pode elencar os seguintes pontos: marginalização, aumento de trabalho informal, dminuição do poder de compra, endividamento.
4) Escolha o ponto central da sua ideia
Agora, você irá selecionar uma palavra-chave central a partir da ideia de argumento que você teve, com o intuito de não construir um parágrafo com muitas informações distintas. Selecione um dos pontos e crie seu período focando nessa ideia central.
5) Escreva seu texto.
Agora, com os argumentos selecionados e com a ideia central de cada um deles bem definida, não há como você ser prolixo no seu texto. Todas as informações estão bem delimitadas e só lhe resta colocar a caneta para trabalhar. Lembre-se que o leitor pode não saber nada sobre o tema abordado, por isso você deve apresentar no seu texto informações sobre o tema proposto.
Escrever uma boa redação requer treino e muita dedicação, por isso, praticar é fundamental.
Comentários
Postar um comentário